Perguntas Frequentes

Veja quais são as perguntas frequentes para iniciar seu projeto.

1 - A primeira medida de segurança básica

Visualizar se não vai ter móveis com cantos vivos ao entorno da sua parede como, vidraças ou mesmo uma área aonde o curso de uma porta, pode significar esses prováveis lugares temerosos em caso de queda brusca de uma pessoa escalando.
Quando se escala dependendo do design da agarra, ela pode escapar das mãos subitamente, fazendo com que até uma queda de 1,5m seja brusca sem a chance mínima de termos reflexo suficiente para não batemos as costas no solo, portanto além de observar esses detalhes sempre é recomendado o uso de um colchão embaixo certamente dimensionado para a altura da parede de escalada X a sua largura.
2 - Fixação em Alvenaria ou compensados navais?

As agarras são feitas para serem fixadas em compensados ou madeira , mas podem ser também fixadas em alvenaria, contudo há fatores positivos e negativos nas duas escolhas:

2-a - Instalação em Alvenaria

Temos que usar os chumbadores ou parabolts, que são jaquetas de aço até 7 vezes mais caros que uma porca agarra (Utensílio usado para fixação em compensado , hoje com custo unitário de R$ 0,70 padrão 3/8" que é o recomendado) . Uma parede de alvenaria ( geralmente feita de blocos ôcos) , não vai oferecer segurança quando os chumbadores que atualmente existem no mercado tem em média 5cm de comprimento, e nesse caso, a parte expansível do mesmo vai se encontrar justamente no vão ôco sendo inutilizado .

Caso isso aconteça você terá que quebrar aonde foi furado e encher os vaõs ôcos de concreto, para posteriormente furar de novo para aplicação do chumbador. Uma forma de "contornar" esse problema seria aplicar nos furos resina epóxi mas é um recurso caro .

A san agarras conseguiu melhorar esses problemas , achando uma fábrica de chumbadores que fornecem os mesmos em medidas um pouco menores ( 3cm de comprimento) a pedido especial, sendo assim no bloco estrutural que é o mais comum, conseguimos que a parte expansível dos chumbadores consigam ter certa sustentação para fixação. Se as agarras forem pequenas , poderão quebrar-se ao meio quando fixadas em alvenaria, pois apesar de terem grande dureza e resistirem a pressões consideravelmente fortes, possuem grande rigidez, no entanto não tem flexibilidade e tendem a quebrar-se, se o aperto for demasiado. Nesse caso sugerimos agarras mais espessas como jogos números 4 ; 5 ; 6 ; 7; 11 ; 12 ; 13 ; 14 , 17 mas proporcionalmente mais caros pela quantidade de resina que se gastou para a fabricação. Também com o uso em uma parede de alvenaria, as manchas feitas pelos pés dos escaladores , vão ser difíceis de limpar, tendo que retirar todas as agarras periodicamente para uma nova pintura .

No caso de parede exposta a chuva , essa opção pode ser a melhor, pois os compensados mesmo bem tratados com o tempo terão de ser trocados, a não ser que você providencie uma cobertura mesmo que pequena, em policarbonato já ajuda bastante. Em alvenaria haverá maior infiltração de água surgindo ferrugem nos parafusos e nos chumbadores.

Direto em alvenaria faça o furo com uma broca de 14mm. Bata o chumbador com martelo e aperte o parafuso "Alen" até ficar bem firme. Tire o parafuso "Alen" que usou apenas para colocar o chumbador e apertar o mesmo e coloque a agarra com o parafuso certo para fixa-la ( é o parafuso mais longo para cada peça). Aperte primeiro achando a rosca com a mão sem empurrar o chumbador para dentro (cuidado nessa etapa). Após isso vai rosqueando com a chave "Alen" 5/15 até conseguir o aperto na agarra. Assim que a agarra parar de girar na parede com o aperto, no máximo mais 1/2 volta na chave é suficiente.

2-b Instalação em Compensados navais

O custo total pode ser mais caro no final , mas as vantagens são evidentes como : Voce poderá colocar uma quantidade bem maior de porca agarras por m2 já que o custo das mesmas são mais baixos, assim você poderá mudar as agarras de posição fazendo novas vias de escalada.
O compensado naval tratado adequadamente poderá ser limpo apenas com produtos simples encontrados no mercado, e as manchas removidas facilmente. O compensado poderá ser retirado e instalado em outro lugar não deixando inúmeros furos na parede de alvenaria.
O compensado naval tem uma certa flexibilidade, portanto dificilmente as agarras quebram, no caso , a base das agarras se moldam perfeitamente na madeira podendo sofrer um aperto muito maior das peças.
Veja no rodapé do nosso site o vídeo chamado de "Boulder simples".


3- Quantas agarras devo comprar ?

Sempre recomendamos um mínimo de 7 agarras por m2 mas o ideal para quem está começando seria 10 / m2, principalmente crianças de 3 anos tem que ter opções de agarras mais perto umas das outras, inclusive o design das melhores agarras de pegadas boas (as que chamamos de ganchos) encontradas na maioria nos jogos 7 ; 11 ; 12 e 16.
Decidido a área que você quer construir, por ex uma parede de 5m de largura X 2m de altura (chamamos de Boulder) você terá uma área de 10m2 e portanto seria indicado 100 peças, mas se para treinamento profissional esse numero pode chegar a 20 peças por m2.



4- Como escolher os jogos.

Para quem nunca escalou a escolha dos jogos pode ser uma função complicada, mas seguem algumas dicas.

Primeiramente é preciso saber para qual finalidade você vai usar sua parede.
Seria para crianças de 3 – 5 anos ? vai instalar em uma parede reta ou você quer criar graus de dificuldade com negativos e tetos , nesse caso podendo fazer de sua parede uma forma de treinamento e condicionamento altamente profissional?
No nosso vídeo "aula prática " rodapé do site você terá acesso a essas informações , bem como saber a função de cada agarra para uma escolha mais segura.



Em geral uma agarra maior ( mais cara) tem maior massa, e portanto pode ser bem mais fácil se segurar nela ( Isto não é via de regra, pois depende também do seu formato ou design) , portanto é muito útil ler as informações contidas do lado de cada jogo de agarras no link "agarras" com atenção, ir anotando quais os jogos que mais lhe interessam até compor o total de peças para a área designada de sua parede. Tente não repetir jogos, pois haverá uma melhor harmonia no visual de sua parede , tente optar também em primeiro lugar por jogos para negativo ou teto , porque servirão para um aquecimento suave dos músculos e também facilita demais às crianças pequenas. Jogos como numero 1 e 2 ( agarras pequenas e mais baratas) servem muito bem para apoio dos pés, portanto indicados para completar o numero ideal de agarras . Micro agarras só indicadas para uso profissional ( jogos 9 e 10) Se Quiser um destaque especial na sua parede veja a possibilidade de adquirir jogo 8 ( contem grandes abaulados ) ou também as peças vendidas de forma "unitárias" . Como sugestão simples de melhor custo benefício para iniciantes deixe de fora os jogos de números 6 ao 10.


5- Como efetuar a compra.

Envie-nos um e-mail com todos os jogos que gostaria de adquirir, especificando se também quer os fixadores ( parafusos e porca agarras) ou chumbadores ( em caso de alvenaria).
Coloque seu CEP para podermos calcular os fretes e incluir no orçamento.
Normalmente pedimos depósito em conta corrente e logo no dia seguinte a compensação já fazemos a postagem e notificamos os números dos conhecimentos para que você rastreie os produtos.
Se preferir poderão ser retirados pessoalmente.
Não esqueça de nos enviar todos os dados para postagem inclusive tels de contato.
Se preferir diga a área de sua parede