Segurança



Dicas de como conservar materias de segurança e usá-los corretamente.

ATENÇÃO

O uso inadequado com esses equipamentos de segurança poderá causar acidentes e até a morte do escalador. É imprescindível que um curso deverá ser feito por alguém que tenha um bom histórico com técnicas de alpinismo, e conheça a fundo tudo isso. Nos isentamos assim de qualquer responsabilidade, quanto ao uso incorreto dos mesmos. Aqui você encontrará uma apostila com 11 paginas que irá auxilia-lo na sua segurança ,aceitamos qualquer informação adicional que possa ser útil para estarmos melhorando este link.

Introdução

Alpinismo empreende na sua origem, a necessidade de escalar montanhas, e transpor obstáculos, enfrentando o homem as mais diversas situações, contra a sua estrutura física, a sua resistência, e o prazer de superar o seu equilíbrio emocional, tanto em grandes altitudes como também pelo fato de expor todo o seu conhecimento em sobrevivência em fatores climáticos adversos.

Pelo curso básico de alpinismo, aprenderemos agora a escalada em rocha, fazendo-a de modo seguro, tanto no uso correto dos materiais, como da sua conservação e observação incessante aos cuidados que devem serem tomados.

Todo material de uso, seja mosquetões, polias, cordas etc... , tiveram o seu princípio de estudo na indústria aeronáutica e consequentemente, como o seu uso estaria diretamente ligado a segurança de vida humana, foi grandemente aprimorado por grandes laboratórios em todo o mundo.

Então, quando estiver usando qualquer material que seje, a primeira atenção especial, que deve ser observada, é a sua conservação, e o seu manuseio adequado, pois foram feitos com o que se tem de melhor qualidade e tecnologia no mundo.

Não os deixe cair, pois mosquetões por exemplo, são feitos de uma liga de alumínio com titanio, dando origem ao duraluminio, que é altamente resistente a pressões e cargas, mas CUIDADO , apesar disto, NÃO pode sofrer pancadas, pois cria trincos internos que não são visíveis a olho nu, e comprometem o material quando requisitados em alta temperaturas.

Quando um material qualquer de alpinismo feito em duroaluminio cair no chão com altura superior a 1,20 mts ,a fábrica recomenda inutilizá-lo imediatamente, não guarde para lembranças, JOGUE FORA, pois o mal que não quer para si, não deseje a outros. Então a nossa primeira aula, sem dúvidas é esta, muito cuidado no seu manuseio, é um material caro que exigiu décadas de estudos para chegar no que é hoje, tenha muito carinho com eles. Não empreste a ninguém, não dê na mão de crianças, e não os deixe guardados junto com produtos químicos.